
1ª SEMANA REGULAR
Na segunda feira fomos apresentados ao Centro de Saúde da Família Brisas da Mata e ao corpo de colaboradores da mesma. Me senti bem recepcionado, convidado a ficar livre de preocupações e impelido a realizar quaisquer alterações que fossem consideravelmente relevantes à Unidade. Percebi que a equipe de saúde aparentemente era bastante sociável uns com os outros, que me conduziu a pensar nos benefícios de um grupo multi e interprofissional.
Dando segmento, na terça feira tive a oportunidade de acompanhar integralmente atendimentos referentes à Saúde da Mulher. Foi bom poder presenciar de forma especifica, o atendimento de pacientes que mantém a rotina de cuidados à risca, e perceber a melhora gradual e efetiva ao longo do prontuário.
Partindo para o terceiro dia, o qual eu considerei bastante produtivo, tive a chance de realizar a coleta de dados para a realização do Teste da Mamãe e efetuar a injeção de droga injetável, ocasião esta,


que me vi surpreendentemente bem enérgico. Ao finalizar o dia, obtive o prazer de, através do diálogo, receber inúmeras informações a respeito das boas práticas para uma punção venosa. Sendo o conforto do paciente algo essencial para mim, tais informações hão de ecoar, já que por vezes, uma simples punção pode ser um tanto desconfortável para vários.
Na quinta feira, houve a Aula Inaugural do curso de Enfermagem da PUC Goiás com um tema, extremamente oportuno: 'Comunicação não violenta: vamos melhorar os nossos relacionamentos?'. É bom perceber que a Academia está sensível à questões tão intrínsecas em contextos contemporâneos. Além disso, começamos as preparações para a nossa surpresa no Dia das Mulheres que planejamos entregar na segunda feira seguinte.


Para finalizar a semana, tive a honra de participar da Capacitação do Coronavírus promovida na Escola Municipal de Saúde Pública. Me senti extremamente privilegiado, além de ter a oportunidade de poder participar ativamente durante uma breve demonstração de higiene de mãos. Sendo tão recente a pandemia, na ocasião encarregou-se de apresentar dados epidemiológicos e medidas preventivas de transmissão. A parte de sintomatologia e terapêutica findou-se por ser dominantemente presumível. Contudo, foi aliviador saber que, em pouquíssimo tempo,
muito já foi estudado, e que mais pesquisas estão por serem concluídas.