
13ª SEMANA QUARENTENA
Nessa semana tivemos palestras preparatórias para iniciarmos as atividades na Investigação Epidemiológica (IE). Na segunda-feira, as coordenadoras da unidade ministraram justamente quanto à epidemiologia e o monitoramento dos casos positivos de COVID-19. Já no dia seguinte, a ilustríssima Samira Mamed conduziu-nos quanto à atuação do profissional de enfermagem na vigilância do óbito, algo como um manual do que fazer e do que evitar nos casos de óbitos.
Na quarta-feira começou-se o nosso treinamento in loco para a IE. Foi realmente muito bom poder sair de casa, ainda que com novos "acessórios". Eu sentia falta de ver a minha cidade; de sentir o vento entrando pela janela e da paisagem. Alívio. Após chegarmos, percebi que era o tipo de atividade que eu gostaria de executar, a saber, preencher lacunas e organizar informações. O treinamento foi um tanto breve.
Terminando a semana, na sexta-feira as doutoras Simone e Adriana abordou a 'Vigilância do Óbito Materno Infantil no Âmbito da SES'. Com esse evento, estávamos capacitados o suficiente para iniciar a IE logo na próxima segunda-feira, e devido à volta às atividades, acho que vou classificar a próxima semana como sendo 'regular'.
No final da semana, o site oficial do MS contabilizou 850.514 casos confirmados de coronavírus e 42.720 óbitos em território brasileiro.