
PRÉ INTERNATO
No quinto dia de fevereiro foi dado início ao processo da Capacitação para os discentes da PUC Goiás. Penso que já era esperado por parte dos professores, a ansiedade iminente de nós acadêmicos. Acertaram. Apesar dos quatro anos de estudo, confesso que eu estava afoito quanto a o que o Internato há de me oferecer. A Aula Inaugural foi, perceptivelmente, planejada com muito esmero. Toda a equipe de professores estava a postos para receber-nos.
Pude observar o cuidado no desenvolvimento da programação que antecederia ao período do Internato. A Capacitação abordaria temas importantes e atuais com os quais deveremos lidar em campo, desde os mais fundamentais, até os mais específicos, como o Programa Nacional de Imunização e atualizações em relação ao Covid-19, o novo coronavírus.
Ao longo da Capacitação, houveram momentos em importantes de teoria e de prática, como na aula de Teste Rápido na Atenção Básica, na qual foi possível realizar simulações de TR de sífilis, HIV e hepatites tipo B e C. Como sou uma pessoa que gosta de aprender por meio da prática, constatei que pude raciocinar de forma lógica com mais facilidade tendo os insumos de forma acessível.
Além disso, achei bastante interessante as dinâmicas de grupo realizadas. Tive a oportunidade de exercitar o meu papel de liderança e deliberação, os quais, felizmente, foram bastante elogiados por parte dos docentes. Fiquei satisfeito com o meu desempenho e senti-me impelido a aperfeiçoar as outras esferas.


